O PT de Araçatuba realizou no último sábado, (14/05) um seminário de interação entre o partido e os secretários do governo. Na primeira etapa do Seminário os filiados ouviram as duas secretarias mais importantes em qualquer administração pública: saúde e educação.
Somente o debate sobre as secretarias rendeu mais 4 horas. Muita coisa foi feitas nas secretarias. Veja a baixo o que a Secretaria de Comunicação já realizou em pouco mais de dois anos de governo:
Política de Educação
Diagnosticar a realidade de ensino no município de Araçatuba, delimitando a real demanda pela escola, numa postura pró–ativa no sentido de trazer as necessidades da população para o Planejamento da Política de Educação do Município.
- Elaboração de documentos, visitas técnicas (problemas físicos e pedagógicas), EI, EF, EE, EJA.
1ª etapa (SME e GP): mapeamento da cidade e divisão em APP (Área de Planejamento Participativo);
2ª etapa: (SME, SMMAS, GP); EF e EI; Níveis: UE, APP, municipal
3ª etapa: entrega de documento Prefeito Municipal de Araçatuba, Cido Sério.
· Programa Nestlé “Faz bem cuidar”;
· Formação de equipe da SME sobre Agenda 21 Escolar;
· Efetivação progressiva das ações propostas da Conferência (PEVs, sacolas retornáveis; palestras, plantio de árvores, jardinagem etc);
Cumprir o artigo 214 da Constituição Federal que contempla a elaboração de um Plano Municipal de Educação, visando à melhoria em todos os níveis do ensino.
- Grupo de Discussão Temática para estudos, consultas e elaboração do PME;
- Elaboração do PME e encaminhamento ao CME.
Implementar as diretrizes fixadas no Plano Municipal de Educação e o Plano dos Profissionais da Educação Básica.
- Revisão e ampliação do Plano de Carreira dos Profissionais da Educação Básica e efetivação das propostas:
- Elaboração do PME e efetivação de diversas propostas lá contidas: Bolsa Mestrado, HTPFC (EE), HTPP (Profs), Progressão por cursos e por títulos; Melhoria na Qualificação dos profissionais; Aumento carga horária EI etc.
Propostas constantes no Plano Municipal da Educação: criação de biblioteca com acervo amplo e atual.
· Criação bibliotecas;
· Encaminhamento de acervo no em 2010 de livros para as escolas, além de volumes destinados pelo MEC/PNBE;
· Distribuição de livros para cada criança da Rede;
· Adesão de 100% das escolas na Olimpíada de Língua Portuguesa - MEC;
· Concursos de Redação para professores e alunos. Premiação (computadores).
Proposta de ações com vistas à elevação do nível de escolaridade, qualificando melhor os profissionais da educação e garantindo o acesso de toda e qualquer criança e adolescente ao ensino público.
- Grupos de Estudo e Seminários promovidos pela SME;
· Participação dos profissionais da educação em Seminários, Congressos, palestras, cursos, grupos de estudos, visando ao acesso às informações teórico-epistemológicas pertinentes aos processos educativos;
· Apoio da Equipe Multidisciplinar à equipe escolar;
Garantir o acesso dos idosos, pessoas com deficiência e a população da zona rural a um ensino público de Qualidade.
- Criação de duas escolas nos Assentamentos; Escola Ativa – MEC;
- Classe da EJA no assentamento Hugo Herédia;
- Atendimentos a alunos da EJA com deficiência na Ágape;
- Ampliação do Projeto da EJA com aumento do número de escolas nos bairros periféricos;
- Pessoas com deficiência
- Programa Escola Acessível - MEC (9 escolas)
- Programa Cuidadores Especiais
- Ônibus de cadeirante
- Convênio com inst. especializadas
- Diminuição de nº alunos em sala de aula conforme presença de alunos deficientes
- Negociação com entidades para inclusão dos alunos no ensino regular
Reestruturar o CEMFICA, para utilizar suas instalações na formação e qualificação profissional de jovens e adultos.
- Elaboração de Documentos para definição de Diretrizes Conceituais e Pedagógicas dos Projetos para reestruturação e organização da CEMFICA;
- Elaboração de Proposta Pedagógica e revisão do Regimento;
- Reforma do CEMFICA TV – balé;
- Término da reforma do Solar;
- Conselho de escola nos CEMFICAS.
Realizar anualmente a Conferência Municipal de Educação, para elaboração de diagnóstico da situação, avaliação das conquistas, tomada de decisões e programação de ações.
- Participação e viabilização das diferentes etapas da CONAE;
- Diagnóstico e avaliação constantes através de visitas às unidades, consultas à rede e participação dos Conselhos Municipais;
- Revitalização dos Conselhos;
Oferecer merenda balanceada, variada e substancial, respeitando as orientações do Conselho da Merenda Escolar.
- Constituição de um Grupo de Discussão Temática sobre a Merenda;
- Merenda de qualidade;
- Atendimento à EJA;
- Cardápio específico (Diabetes, hipertensão arterial, doença celíaca, anemia ferropativa, intolerância a lactose);
- Acompanhamento da qualidade - visitas às unidades escolares;
Criar um Fórum Permanente para discussão dos problemas que envolvam a educação no município.
- Instituição dos Grupos de Discussão Temáticas;
- Implementação do Programa de Mobilização Social pela Educação (MEC).
Promover a contratação e formação de recursos humanos com capacidade de oferecer acompanhamento adequado aos estudantes com deficiência.
- Orientadores Pedagógicos especialistas para atendimento da EE;
- Contratação de PEB II das diversas áreas de deficiência - de 7 passou para 28 (aumento de 400%);
- Criação do Programa Cuidadores Especiais;
- Contratação de cuidadores (34) para alunos com deficiências acentuadas;
- Curso de Especialização para o AEE pela UNESP, Campus de Marília;
- Curso para Diretoras de Escola sobre a Inclusão;
- Formação contínua da Educação Especial em serviço – sextas-feiras;
- Participação em cursos e congressos;
- Realização anual de Seminários Municipais do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade (MEC);
- Parceria com o governo federal para realização do curso de especialização em AEE para todas as professoras de EE;
- Parceria com instituições de ensino superior para formação contínua das professoras da EE;
- Formação de todas as professoras do Ensino Regular e EJA e orientação sistemática para trabalho com alunos especiais.
Promover a melhoria e ampliação das escolas de tempo integral, visando a progressiva permanência dos alunos na escola.
- Convênio com o CIEE;
- Aumento em 100% do número de escolas de tempo integral;
- Mudança na grade curricular atividades para as ETIs;
- Reforma e ampliação da EMEB Antônio R. M. Neto;
- Adequação da EMEB Victor R. Mazzei;
- Emergencial: Pátio da EMEB Joaquim Dibo.
Implementação de Projetos Sócio-Educativos para as famílias dos alunos, para que estas possam contribuir também para a formação dos alunos.
- Plano de Mobilização Social pela Educação (MSE) - MEC;
- Plano das Unidades Escolares;
- Equipe Multidisciplinar.
Implementar em toda a rede pública atividades socioculturais e recreação nos períodos de férias escolares, somando a participação da comunidade e integrado a visão de bairro educador.
- Educação Infantil nas férias;
- Projeto Piloto em escolas de EF.
Implantar as unidades do Centro de Apoio Municipal às Políticas Públicas Sociais (CAMPUS), buscando atender as principais regiões da cidade.
- Já estudamos o local e a elaboração do projeto está em andamento.
Para além do Plano de Governo
- Garantia de permanência na EJA: uniforme, material escolar, merenda, proximidade da residência, cuidadores para alunos com deficiência, mudança de metodologia, investimento na formação dos professores, mecanismos para busca de analfabetos e contenção de evasão;
- Projeto Fazer em Cantos (E. Infantil) – 2010 - 4 escolas; 2011 - 7 escolas. Formação (Grupo de estudos, Seminários, Viagens). Objetivos: Transformação inovadora (mudança de concepção) da escola e da qualidade de atendimento.
- Formação Sistemática para EAC e EAI;
- Professoras nos Berçários;
- Formação e acompanhamento específicos para as professoras de berçário;
- Compra de Softwares educativos;
- Formação dos educadores na área da Informática;
- Formação para a utilização dos softwares nas U.E.s.;
- Melhoria na Qualidade: Avaliação e Registro (EI: Portfólios, Álbum de grafismo, da mascote e demonstrativo);
- Avaliação externa da SME:
- Processo diagnóstico: 1º ano à 2010/2011. Duas fases, início e final do ano.
- Processo diagnóstico: 3º ano (final do ciclo de alfabetização) à 2011.
- A partir do PPI, todas as EMEBs elaboraram seus PPP. Capacitação de gestores e professores;
- Compra de talheres de metal para as crianças;
- Reformas e ampliações em 21 escolas;
- Aquisição de brinquedos, equipamentos e mobiliário adequado;
- Construção de salas de balé;
- Manutenção das escolas (visitas e intervenções);
- Reestruturação do serviço de Gestão de Recursos Humanos e da SME;
- Material Escolar;
- Uniforme escolar e papete;
- Licitação Merenda;
- Licitação do Transporte Escolar;
- Licitação da limpeza Escolar;
Outras parcerias com o governo Federal, Estadual e iniciativa privada:
- Colormaq (EJA);
- IFSP (auxiliar administrativo para alunos com deficiência da EJA, auxiliar de eletricista e de manutenção e reparo de computadores para alunos da EJA);
- APAE;
- AMA;
- CIEE;
- Projeto Banda Larga nas Escolas. 15 escolas contempladas;
- Amigos do Zippy – Araçatuba foi o primeiro município do Brasil que oportunizou aos gestores a formação do Amigos do Zippy;
- Programa Escola Acessível;
- Ler e Escrever – Alfabetização, Língua, Formação do Leitor proficiente e Matemática;
- Escola Ativa;
- Pró-Letramento - Melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática. Formação de 120h (Alfabetização, Língua e Matemática);
- Programa Nestlé FAZ BEM CUIDAR – Sustentabilidade socioambiental: cuidar do meio ambiente e do humano;
- Enteroparasitose – UNISALESIANO;
- Curso a distância Formação pela Escola – convênio com o MEC/FNDE –– fortalecer a atuação dos agentes (técnicos e gestores públicos) envolvidos na execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. 40 em 2010.
- Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública – especialização latu sensu, na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar com qualidade social.
- IAS: Projeto regional de Prevenção ao uso de Substância Química e Ilícita. Curso de Formação; Dinâmicas com alunos de 4ª série; Terapia Comunitária; Atendimento Multidisciplinar; Reunião com educadores nas HTPCs.
- Programa de Educação no Trânsito “Se essa rua fosse minha” (Editora Fama) - parceria FUNENSEG (Escola Nacional de Seguros). Objetivo estimular a adoção de comportamentos seguros, a prevenção e a preservação da vida.
- Associação Cultural Afro-Brasileira de Araçatuba - Lei 10.639/2003.
- Parcerias com:
- outras Secretarias do Governo Municipal
- outros municípios
Para além da Educação...
Gestão
Programa de inclusão digital, que efetivamente disponibilize acesso a essas tecnologias para toda população - governo eletrônico (elemento de transformação, promotor de cidadania, direito ao acesso aos serviços públicos, à informação, ao controle social sobre as ações dos agentes públicos e direito sobre a participação política).
AÇÕES
· 100% das escolas de EF possuem um laboratório de informática;
· 100% das escolas de EI receberam notebooks para trabalho com as crianças;
· Substituição dos PCs mais antigos por máquinas novas nas Secretarias e na área de Coordenação Pedagógica das Escolas;
· Notebooks para todas as diretoras de escola a fim de otimizar e agilizar o sistema de informações da SME;
· Implantação de programa de gerenciamento de serviços e dados das rotinas escolares para todo o SME;
· Criação de blogs - ferramenta de ensino e aprendizado, troca de experiências e intercâmbio digital entre as unidades escolares e o diálogo entre pais, escola, secretaria e comunidade.
As políticas sociais e de garantia de direitos citadas no Eixo 3 do Programa de Governo estão sendo enfatizadas em:
· Direito ao transporte escolar de alunos da zona rural e que atravessam a rodovia e pessoas com deficiência ao transporte escolar;
· Melhoria nos ônibus (visual, cintos e limpeza);
· Cumprimento da legislação do ECA;
· Aperfeiçoamento e modernização - fotografias via internet de bairros, para melhor entendimento das rotas e localização do aluno a ser transportado;
· Cursos de condutores de crianças.
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